O poder do Açafrão em 6 Benefícios

O poder do Açafrão em 6 Benefícios

Tempero de sabor marcante tem potencial antioxidante e anti-inflamatório.

Origem: há registros do uso da curcuma (também chamada de açafrão da terra) pelos indianos e indonésios há 4 mil anos atrás. Os mercadores árabes foram os responsáveis por espalhar o tempero pelo mundo.

A erva é um dos ingredientes mais importantes do curry a base da culinária indiana e do Oriente Médio.

Actualmente o açafrão é visto como uma das especiarias mais completas que existe. Vários estudos têm apontado as vantagens que ele oferece para o corpo e para o cérebro.

 

6 Benefícios do açafrão:

1. O açafrão tem componentes com poderosas propriedades medicinais

Açafrão ou curcuma (como também é bastante conhecido) possui um grande número de compostos com acções benéficas ao organismo, porém é a curcumina, um flavonóide, o seu principal componente.

“A curcumina é a responsável pela acção anti-inflamatória, antioxidante, antidiabética, anti tumoral, antiviral, antibacteriana e antifúngica”

2. O açafrão está relacionado à melhoria da função cerebral

“Devido à presença dos seus compostos, o açafrão tem o papel de aumentar o factor neuro trófico, que é responsável pela multiplicação de neurónios e formação de novas ligações e sinapses entre eles, melhorando, assim, a função cerebral e reduzindo os riscos de doenças como o Alzheimer”

3. O açafrão pode ajudar a reduzir o risco de doenças do coração

Isto acontece devido à sua potente acção antioxidante, que combate o excesso de radicais livres, causadores do chamado stress oxidativo (que, por sua vez, está associado às doenças cardiovasculares).

4. O açafrão pode ajudar a prevenir o cancro

Vários estudos associam o consumo do açafrão com a prevenção do cancro. “Os componentes fitoquímicos do açafrão possuem acção anti-inflamatória, reduzindo a inflamação no organismo, e o desenvolvimento de tumores está relacionado a um meio pró-inflamatório no organismo. Estudos também indicam que os fitoquímicos presentes no açafrão inibem a proliferação das células cancerígenas”

5. A curcumina do açafrão pode ajudar a prevenir e tratar Alzheimer

“Devido à sua acção antioxidante, neuro protectora e anti envelhecimento, a curcumina previne a degeneração cerebral. Estudos também indicam que uma dieta rica em antioxidantes reduz a inflamação que, por sua vez, está associada ao risco de demência e alterações cerebrais”.

6. O açafrão tem um papel importante na prevenção de diferentes doenças

O açafrão contém um flavonóide, a curcumina, que possui acções anti inflamatórias, antioxidante, antidiabética, anti tumoral, antiviral, antibacteriana e antifúngica.

Tais propriedades fazem com que o açafrão actue na prevenção, não só do cancro, da doença de Alzheimer e de doenças cardiovasculares, mas também: de artrite, alergias, gastrites e diabetes

 

 

O Açafrão é um dos nossos temperos preferidos, além de inúmeras utilidades é muito benéfico para a saúde.

 

 

 

Deixe uma resposta

Maria Papa Rica

GRÁTIS
BAIXAR