fbpx
Maçã: Emagrece e cuida da saúde

Maçã: Emagrece e cuida da saúde

 

Existe um provérbio inglês que diz o seguinte: “ An apple a day keeps the doctor away” (“Uma maçã por dia mantém o médico longe”)

Estamos na época delas! Devemos aproveitar…
Quais são os benefícios da maçã para a nossa saúde?
Esta poderosa fruta rica em antioxidantes é uma grande aliada das dietas de emagrecimento, pois um componente de sua casca, chamado ácido ursólico, está relacionado a um menor risco de obesidade, pois ele aumenta a queima de calorias e ajuda a desenvolver músculos e massa magra.

Um estudo feito por investigadores da Universidade de Iowa, publicado na Cell Metabolism, afirma que a camada de gordura na casca de maçã contém um composto com um efeito anabólico. Este composto é chamado de ácido ursólico, mas também é conhecido como Malol. Testes realizados demonstraram uma redução da atrofia muscular, na medida em que este composto causou um crescimento muscular e a perda de gordura.

Além disso, na casca da maçã é que se encontram a maior parte das fibras, que fazem com que a sensação de saciedade dure por mais tempo, sem que você precise consumir muitas calorias para matar a fome.

 

Benefícios da maçã para a saúde

Diminui o colesterol

A maçã é rica em pectina, uma fibra encontrada principalmente na casca, que reduz os níveis do chamado “mau” colesterol. Isto porque a pectina bloqueia a absorção do colesterol, ajudando o corpo a usá-lo em vez de armazená-lo. Uma maçã média possui cerca de quatro gramas de fibra.

Previne problemas respiratórios

Os antioxidantes presentes na maçã, principalmente a quercetina, melhoram a capacidade respiratória e protegem os pulmões. Esta fruta também tem um efeito adstringente, auxiliando a garganta e as cordas vocais. Além disso, um estudo concluiu que comer cinco ou mais maçãs por semana reduz o risco de problemas respiratórios, incluindo asma.

Diminui o risco de diabetes

A pectina da maçã ajuda ainda a retardar a absorção de glicose no organismo, prevenindo o aparecimento de diabetes. Deve consumir duas maçãs pequenas todos os dias, de forma a ingerir a dose necessária desta fibra.

Evita um AVC

As frutas com polpa branca, como a maçã e a pêra, bem como os legumes, ajudam a reduzir o risco de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Segundo os especialistas, o consumo de uma maçã por dia é suficiente para obter este benefício.

Melhora as funções cerebrais

Graças às vitaminas do complexo B, vitamina C e ácido fosfórico, a maçã melhora a memória e diminui a probabilidade de desenvolver Alzheimer, uma vez que aumenta a produção de um neurotransmissor importante para o bom funcionamento do sistema nervoso central.

Ajuda a saciar

As fibras presentes na maçã dão uma sensação de saciedade por mais tempo, sem que precise de consumir mais calorias. A casca contém fibras insolúveis que não são digeridas, por isso ficam no estômago mais tempo. Além disso, esta fruta reduz a vontade de comer doces.

Regula os intestinos

Para além de ajudar a regular os intestinos, a maçã tem agentes cicatrizantes que auxiliam em casos de azia, gastrite e úlceras, porque actua na mucosa do sistema digestivo.

Ajuda a emagrecer

A casca da maçã, onde se encontra a maior parte das fibras, contém ácido ursólico, que aumenta a perda de calorias e o desenvolvimento de músculos e massa magra. É por isso que esta fruta é recomendada em dietas.

Previne cáries

As maçãs protegem a superfície dos dentes e das gengivas, porque têm propriedades que eliminam a maioria das bactérias que causam cáries dentárias. A par disso, contribuem para a formação de ossos e dentes.

Combate constipações

Apesar de não ser tão rica em vitamina C como a laranja por exemplo, a maçã é uma boa fonte desta vitamina, fortalecendo o sistema imunológico.

Previne envelhecimento e cancro

Os fito-nutrientes presentes na maçã, como os taninos e flavonóides, têm uma acção antioxidante, adstringente e anti-inflamatória, prevenindo o envelhecimento precoce. Estudos indicam que estes também protegem contra o cancro, pois inibem a produção de certas enzimas que estimulam o crescimento de células pré-cancerígenas.

Já está convencido?

Consuma, no mínimo, uma maçã por dia, de preferência com casca e usufrua de todos os benefícios que esta fruta pode oferecer.

Deixe uma resposta

Maria Papa Rica

GRÁTIS
BAIXAR