6 Nobres frutos secos

6 Nobres frutos secos

Os frutos secos são apreciados pela maioria de nós, mas será que conhecemos todos os benefícios que eles nos oferecem?

Consumidos na dose certa, estes alimentos ajudam a manter-nos jovens, em forma e saudáveis. Descubra porquê:

Ao contrário do que geralmente se crê, os frutos secos não engordam. Aliás, apesar do seu elevado valor calórico, quando consumidos com moderação e inseridos numa alimentação saudável, não só não contribuem para o aumento do peso corporal, como ainda lhe podem trazer outros benefícios.

O seu consumo, associado a uma dieta mediterrânica tradicional, beneficia o controlo da síndrome metabólica, conjunto de perturbações que incluem obesidade, hipertensão, dislipidemia e hiperglicemia.

Desfeito este mito, surpreenda-se com outros benefícios que oferecem à sua saúde e, se não tem por hábito ingeri-los, passe a fazê-lo regularmente. Até porque estes são aliados do seu bem-estar. Os efeitos positivos do consumo de frutos secos no organismo humano estão comprovados. Além de promover a higiene e saúde oral, pelo facto de envolverem uma mastigação intensa, favorecem a secreção salivar

 

Fique a conhecer melhor este 6 nobres frutos secos

1 - Benefícios das amêndoas

 

As amêndoas podem ajudar na perda de peso e redução da gordura corporal quando consumidas juntamente com uma dieta equilibrada.
Ajudam a reduzir o mau colesterol (LDL) e melhoram o bom colesterol (HDL).

São uma excelente fonte de:
cálcio, ferro, fibra, vitamina E, riboflavina, magnésio, fósforo e manganésio

2 - Benefícios das castanhas do Pará

 

São uma fonte de selénio e vitamina E. A vitamina E tem uma excelente capacidade antioxidante que ajuda a combater os radicais livres, prevenindo que o DNA seja danificado.
São uma fonte de fibra, por isso vão melhorar a saúde do sistema digestivo.
Como são uma fonte de magnésio contribuem para o metabolismo energético.

São uma excelente fonte de:
selénio, vitamina E, fibra, magnésio, tiamina, fósforo e cobre.

3- Benefícios dos cajus

 

Os cajus são uma fonte de magnésio que vai contribuir para o metabolismo energético.
Graças ao fósforo, o caju contribui para ossos e dentes fortes.
Melhora a saúde da pele, das unhas e do cabelo graças à quantidade de ferro.
São uma excelente fonte de:

Magnésio, fósforo, cobre e ferro.

4 - Benefícios das avelãs

 

Sendo ricas em vitamina E e selénio ajudam a prevenir os danos dos radicais livres, e reduzem o envelhecimento prematuro, tal como a degradação dos tecidos.
As avelãs ajudam a fortalecer o sistema imunitário, tal como o desenvolvimento dos glóbulos brancos e vermelhos.
São uma excelente fonte de:

magnésio, fósforo, cobre, vitamina E, manganésio, selénio e fibra

5 - Benefícios dos pistácios

 

São uma das melhores opções em termos de frutos secos. São o fruto seco com mais proteína, em fibra e têm a menor quantidade de gordura (menos calorias para aqueles que estão em restrição calórica).
São uma boa fonte de vitamina B6, que contribui para a produção de energia, e assim reduz o cansaço.
Não têm colesterol, e as gorduras monoinsaturadas beneficiam o sistema cardiovascular.
Reforça o sistema imunitário.

São uma excelente fonte de:

fósforo, vitamina B6, cobre, manganésio, fibra e tiamina

6 - Nozes

São uma óptima fonte de ómega 3.
Ajudam a reduzir o colesterol e previnem a artrite.
São uma excelente fonte de:

vitamina B6, magnésio, fósforo, cobre, manganésio, selénio e proteína

A riqueza nutricional dos frutos secos:

Pela sua composição, protegem ainda as membranas celulares e ajudam na produção de glóbulos vermelhos. Uma porção de 30 g de amêndoas fornece quase 50% dos valores diários de referência de vitamina E a mesma porção de avelãs aproximadamente 30%. Os frutos secos reduzem o colesterol LDL, o chamado mau colesterol.

São também uma boa fonte de proteínas e hidratos de carbono. São compostos em cerca de 20% por proteína e outro tanto por hidratos de carbono. A maior parte dos frutos secos fornece boas quantidades de proteínas e, embora estas não sejam de alto valor biológico, a combinação dos frutos secos com leguminosas como o feijão, grão, ervilhas ou lentilhas constitui uma excelente alternativa para obtenção de proteínas completas.

Importante:

Nunca consuma frutos secos que não tenham um paladar fresco, já que se se encontrarem rançosos, como tantas vezes acontece, são prejudiciais à saúde.

Ao escolher este tipo de frutos é necessário ter em atenção o facto de estes terem sido processados pela indústria e lhes ter sido acrescentado, por exemplo, sal ou açúcar, consoante os casos. Contrariamente, os benefícios que apresentam perder-se-iam. Esteja atento aos rótulos pois em alguns casos são adicionados conservantes para prolongar a conservação dos frutos. Tente escolher frutos secos de origem biológica que comprovem a sua qualidade.

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Maria Papa Rica

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